Campanha contra sarampo começa nesta segunda-feira

  • ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 10/02/2020 às 16:11   |   Imprimir

  Começa hoje, 10 de fevereiro, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo para o público das crianças a partir dos 5 anos até os jovens de 19 anos. A estratégia é destinada às pessoas nessa faixa etária que não tenham tomada nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma dose, consideradas com esquema incompleto. A estimativa é de que 245 mil crianças e jovens dessa idade não estejam protegidos contra a doença. Desde agosto do ano passado, 82 casos de sarampo foram confirmados no Rio Grande do Sul. Um em cada quatro casos registrados no Estado foi em pessoas nessa faixa etária.
Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo.    A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora).
Mesmo que a campanha busque mobilizar essa idade específica, as demais pessoas também podem procurar a dose normalmente.

   Considera-se vacinada a pessoa que comprovar duas doses da vacina até os 29 anos ou uma dose se a pessoa tem mais de 30 anos. Profissionais de saúde, independentemente da idade, precisam comprovar duas doses da vacina tríplice.
  O Sarampo é uma doença viral altamente transmissível. Uma pessoa doente pode passar para outra por meio da tosse, fala, espirro ou respiração próximo de outras pessoas
  O Dia D de Mobilização nacional está marcado para sábado (15), e a Unidade Básica de Saúde estará aberta das 08:00hs as 17:00hs para atualização da caderneta.