• 18 de maio: Dia Nacional do Combate ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 18/05/2020 às 10:47   |   Imprimir

Esta segunda-feira (18/5) é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Neste ano, a data chama a atenção para a perspectiva de crescimento dos casos de abuso e exploração infantil que ocorrem dentro de casa.

Em Contagem, o objetivo continua sendo o fortalecimento das medidas de proteção. Para isso, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Comissão Municipal Permanente de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Competi),  lança uma campanha para sensibilizar e informar toda a população de Contagem sobre a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Essa campanha vem ressaltar a importância de se refletir e pensar no assunto, mesmo num contexto de pandemia. Portanto, as ações foram reformulamos e os debates com famílias, educadores, sociedade civil, governos, instituições de atendimento foram mantidos, mas por meio de canais de comunicação digitais para que o compromisso no enfrentamento da violência sexual permanece fortalecido, promovendo o desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

As famílias que sofreram abuso e/ou violência ou necessitarem de orientação neste sentido podem buscar ajuda em equipamentos socioassistenciais do município. Em Contagem, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) são referencias para este tipo de atendimento.