UM MÊS À FRENTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL, ANA PAULA TIBURSKI DESENVOLVE SUAS AÇÕES COM COMPROMETIMENTO E DETERMINAÇÃO

• Comprometimento e Determinação

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 06/06/2019 às 10:04   |   Imprimir

Ana Paula Tiburski, Funcionária pública, natural de Caiçara está à frente da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social há cerca de um mês e garante que a experiência de compreender e gerir um sistema de saúde é um desafio “que exige comprometimento e determinação para entender como funciona esse sistema universal com todas as suas engrenagens e peculiaridades. Especialmente quando falamos em saúde pública, a preocupação é ainda maior, já que a demanda de atendimento cresce exponencialmente. Gerenciar gastos, materiais, processos e manter uma supervisão rigorosa de ações é essencial para contribuir com o desenvolvimento social e a qualidade de vida”.

Sabendo da importância da Secretaria Municipal de saúde e Assistência Social no Município,e sabendo da importância gestora do Secretário para o bom andamento das ações, o que vem caracterizando o seu modo de trabalho neste período? Ana Paula afirma que “...se baseia na democracia, pois acho importante a participação de todos na tomada de decisões e planejamento de ações. Todos os profissionais são de extrema importância, e é somente com trabalho em equipe que alcançaremos bons resultados”.

Ações, projetos e conquistas deste mês frente à gestão: A Secretária afirmou que neste primeiro mês de gestão [...]foram desenvolvidas algumas atividades diferenciadas como o Papo de Responsa com a Polícia Civil da 13ª Região Policial, com atividades para aproximadamente 150 alunos da Escola de Ensino Médio São Roque e Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo, atendendo ao Programa Saúde na Escola. A conversa pontuou temas como responsabilidades, drogas, álcool, perigos da internet e reflexões sobre a vida.

Durante o mês de maio, desenvolvemos o PROJETO MAIO LARANJA, uma campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, no qual a culminância do Projeto ocorreu com uma programação alusiva ao dia, com a apresentação da peça teatral “O Mundo de Rosália”, do Grupo de Teatro da Turma do Dionísio. Ainda de modo geral, realizamos uma reunião de Equipe com integrantes da Coordenadoria Regional de Saúde, Comemoração do dia das mães do PIM E Pastoral Da Criança, Recebimento de mercadorias da Receita Federal, para distribuição de grupos com maior vulnerabilidade social e Campanha de Vacinação contra Influenza.

Neste período em que está à frente da Secretaria, quais as principais dificuldades enfrentadas? Ana respondeu que desde a sua criação, em 1988, o SUS tem enfrentado diversos problemas em sua gestão. Apesar dos avanços, ainda temos enormes dificuldades que comprometem os resultados, ou seja, um modelo de atenção considerado referência do ponto de vista teórico, e que ao longo de sua existência enfrenta uma série de percalços, com impacto sobre os pacientes, os médicos e demais profissionais da área da saúde. Este é o principal empecilho pra a concretização das ações na área da saúde.

Para finalizar, Ana Paula deixou a seguinte mensagem para os munícipes setembrenses: “Não espere ficar doente para cuidar da sua saúde. Previna-se. Se quiser colocar suas principais dificuldades, também pode. O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Com o objetivo de atender milhões de brasileiros, o SUS tem como responsabilidade oferecer a toda sociedade serviços como consultas, exames, internações, campanhas de vacinação, ações e prevenções de doenças e dentre outras”.