SEMANA DE VACINAÇÃO DO ADOLESCENTE – 2017

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 23/08/2017 às 09:04   |   Imprimir

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, com o objetivo de resgatar a cobertura vacinal entre os adolescentes, propôs a instituição da Semana de Vacinação do Adolescente a ocorrer no período de: 21/08/2017 a 25/08/2017.
Quando tratamos de questões relacionadas às imunizações, os pais costumam seguir o calendário de vacinação dos filhos rigorosamente quando são crianças. Porém, depois de atingir os seis anos de idade, momento em que a caderneta costuma ficar completa, muitos deixam de se preocupar com a questão. Para alguns imunobiológicos, é na adolescência que se encontra a necessidade de realizar doses de reforço, para manter altos níveis de proteção. Vacinar-se é um dos métodos mais valiosos para a prevenção de doenças infecciosas. As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra vírus ou bactérias, protegendo o indivíduo de determinadas doenças. Quando esses microorganismos entram em contato com o organismo de uma pessoa vacinada, encontram o sistema de defesa pronto para combatê-los.
O Programa Nacional de Imunizações / Ministério da Saúde mantém um calendário vacinal destinado a adolescentes entre 10 e 19 anos de idade. As vacinas indicadas são:
?? Vacina Hepatite B- todos os adolescentes.
?? Vacina Dupla Adulto (difteria e tétano)- todos os adolescentes.
?? Vacina Febre Amarela - todos os adolescentes.
?? Vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) - todos os adolescentes.
?? Vacina HPV: para meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. 
?? Vacina contra o Meningo C: para meninos e meninas, de 12 e 13 anos. 
Ressaltamos que estas vacinas estarão disponíveis na Unidade Básica de Saúde. 
É importante trazer a caderneta de vacinação para a conferência das vacinas já recebidas.