SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DISPONIBILIZA INSEMINAÇÃO BOVINA GRATUITA ÀS PROPRIEDADES

• Quatro meses de funcionamento do Programa de Inseminação garantem qualidade aos rebanhos setembrenses

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 18/02/2019 às 10:20   |   Imprimir

O processo de inseminação artificial em bovinos é considerado uma "revolução" no sentido de possibilitar o melhoramento do rebanho por meio da utilização de uma técnica de reprodução. Essa tecnologia reprodutiva é a mais utilizada em todo o mundo, na medida em que permite selecionar os melhores rebanhos para a  reprodução e pode ser usada tanto para seleção e reposição de matrizes, visando o melhoramento do rebanho e possibilitando a escolha das características que permanecerão nos bezerros.

A Prefeitura Municipal de Sete de Setembro disponibiliza desde outubro de 2018, junto à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, equipamentos, sêmens bovinos e serviços de inseminação de boa qualidade para atender a demanda das propriedades leiteiras de Sete de Setembro de forma totalmente gratuita.

O Programa de Inseminação bovina de Sete de Setembro visa o melhoramento genético do rebanho leiteiro. Para este melhoramento a Secretaria disponibiliza sêmens de três raças leiteiras, entre elas, Jersey, Holandês e Gir Leiteiro; e quatro raças de corte, Brahma, Nelore, Aberdeen Angus (Preto) e Red Angus( Vermelho).  Os primeiros nascimentos dos bezerros estão previstos para os meses de maio e junho deste ano.

O deslocamento, o serviço prestado e o custo do sêmen são totalmente gratuitos ao produtor, e os dias para a prestação do serviço são: segundas às sextas-feiras em horário de expediente. Os produtores interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelos fones: 3614-2018 ou 99628-0588. Nos finais de semana não há atendimento.

Prefeitura Municipal de Sete de Setembro

Administração 2017-2020| Seriedade e Trabalho