Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Danilsom José Peres fala sobre a adesão do Município ao SUSAF

• Quem sai ganhando é o setembrense

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 08/02/2019 às 15:58   |   Imprimir

Na tarde de quinta-feira, dia 07, em entrevista com o atual Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Danilsom José Peres, o mesmo esclareceu sobre a adesão do Município de Sete de Setembro ao SUSAF e sobre a sua importância para a população que deseja comercializar produtos de origem animal para outros Municípios.

O que é o SUSAF?

O SUSAF é o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, que é uma equivalência do SIM- Serviço de Inspeção Municipal, que em linhas gerais, possibilita a comercialização de produtos de origem animal (POA) em outros Municípios.

Por que o Município de Sete de Setembro resolveu aderir ao SUSAF?

Primeiramente houve um interesse por parte da Prefeitura em aderir ao Sistema para possibilitar a venda dos produtos de origem animal produzidos em estabelecimentos registrados no SIM de Sete de Setembro para outras Cidades. Em segundo lugar, a própria população setembrense manifestou o interesse, então retornamos os trabalhos de adesão do Município ao SUSAF.

Quanto tempo, aproximadamente, levou para o Município de Sete de Setembro aderir ao SUSAF?

Na verdade, foi um processo que levou certo tempo. Desde 2014 o SIM de Sete de Setembro esteve engajado em aderir ao SUSAF. As tentativas de adesão ao SUSAF estagnaram, e em nossa atual Administração retornamos com o anseio de adesão ao Sistema. A partir de então, ocorreram várias mudanças na equipe, e que de fato, retardaram o processo.

Em 2018, com a parceria da atual Médica Veterinária Andressa Gottardo e da Técnica Agropecuária Jaqueline J. Lovatto, conseguimos a adesão ao SUSAF.

Quem deseja comercializar produtos de origem animal no Município e deseja cadastrar-se ao SUSAF, o que deve fazer?

O interessado deve comparecer junto à equipe do SIM para tirar as suas dúvidas sobre a planta, licenças e alvarás para o início da construção do prédio e comercialização se seus produtos. A equipe do SIM de Sete de Setembro prestará a assistência necessária para a adesão.

Quais os critérios para a comercialização de produtos de origem animal em outros Municípios?

O produtor deve possuir um estabelecimento registrado no SIM, por exemplo, uma agroindústria, e na medida em que desejar comercializar seus produtos em outros Municípios dentro do RS, deverá solicitar a equivalência do SIM ou SUSAF, devendo atender a Legislação Municipal e Estadual vigente. Poderá dessa forma, comercializar seus produtos para outros locais.

Cabe destacar aos setembrenses que a adequação do Estabelecimento ao SIM, de nosso Município, garante somente a comercialização de produtos de origem animal dentro do município de origem, ou seja, somente em Sete de Setembro.

Dessa maneira, os proprietários de agroindústrias registrados no SIM, que queiram aderir ao SUSAF devem se adequar a todas as exigências previstas em Lei para que a comercialização de seus produtos seja possível.

A equipe do SIM de Sete de Setembro está à disposição para prestar esclarecimentos e toda a assistência técnica necessária.

Prefeitura Municipal de Sete de Setembro /Administração 2017-2020| Seriedade e Trabalho