DEFESA CIVIL VISITA O MUNICÍPIO, QUE PREPARA O DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Na terça feira, 17 de março, o Sargento Oliveira e o Tenente Correia visitaram o Município de Sete de setembro, a pedido da Defesa Civil Municipal para discutir o Decreto de Situação de Emergência em face da estiagem que assola a região. Além da Defesa Civil, o Executivo, Legislativo, Técnicos, Emater e lideranças do Município de Sete de Setembro estiveram reunidos para discutir a situação, que ainda vem agravada com as medidas de enfrentamento ao Coronavírus. Amplamente analisado, os técnicos estão a campo realizando os levantamentos das percas e de que forma cada família está afetada pelo evento da estiagem, que mesmo que chova não recupera as percas a campo. Após os relatórios estarem conclusos, toda documentação será analisada pela Defesa Civil para após editar e publicar o Decreto de Emergência. Isso deverá acontecer na da próxima semana. A população pode auxiliar, informando o percentual de perca, principalmente com a produção de leite, pois milho e soja será pela média de perca calculada sobre a área estimada de plantio. Serão usados os relatórios do IBGE e dos técnicos para avaliar a situação e aproximar o percentual de perca. O Município está promovendo uma série de medidas relacionadas ao fato, entre elas:
- Disponibilização de retro escavadeiras diariamente para limpeza de bebedouros e abertura de locais para acesso a água;
- Orientação a população de use a água de forma racional e somente para necessidades de consumo;
- Monitoramento dos níveis dos Poços Tubulares Profundos e ajustes das Bombas Submersas para captação de água;
- Revisão das redes de água do Município para identificar possíveis vazamentos e utilização da água;

O Executivo Municipal e a Defesa Civil recomendam que a população faça também sua parte no controle do uso de água.